12 de setembro de 2012

Resenha - Garotas de Vidro


Olá povo, tudo bem? :)
A resenha será do livro “Garotas de Vidro”, da autora Laurie Halse Anderson lançado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito, parceira aqui do blog. Claro que vocês já devem estar cansados de saber disso, rs. Primeiro tenho que dizer que não esperava muito do livro quando o recebi, minha vontade de ler ele foi normal, nada que me fizesse pular vários pra mergulhar na história, mas depois da enxurrada de resenhas positivas que vi por aí, todas falando tanto sobre como o livro é profundo e mexe com quem lê, eu ‘precisei’ pular ele a frente de alguns pra ler com meus próprios olhos, e só me arrependo de não ter feito isso antes.

O livro narra a história de Lia, uma garota que sofre de Transtornos Alimentares e que acabou de perder a sua ‘ex-melhor amiga’, Cassie, que morreu sozinha em um quarto num hotel. E para piorar, seu celular tinha 33 chamadas dela na noite da morte. Lia era obcecada com o seu peso, já havia sido internada duas vezes por causa dele ser baixo demais e agora, com a morte de Cassie, Lia passa a ver os fantasmas da amiga por todo lugar a assombrando e motivando sua obsessão com peso.

A narrativa em primeira pessoa do livro nos mostra o quão dramática é a história e acho que aí foi o ponto chave de tudo pra mim, ficava agoniada a cada página. Toda comida ingerida ou não por Lia tinha a quantidade de calorias do lado mostrando que ela media cada uma. A autora soube descrever cada cena e todo o desespero de Lia com uma riqueza que eu me sentia a própria personagem, enojada pela comida e desesperada com a gordura (calma gente, eu to bem!). A forma que ela mostrou o que a personagem pensa em relação ao seu corpo foi real e cruel, essas meninas realmente pensa assim, é assustador.

O que mais me chocou em todo o livro foram as cenas de auto-mutilação, me dava uma agonia tão grande que quando eu via estava sem respirar, exatamente por me sentir a própria personagem. Me sentia mal, tonta e sempre precisava parar pra pegar ar, não posso negar que a autora foi de uma genialidade sem igual na hora de escrever o livro, provavelmente teve um imenso com pesquisa sobre essas ‘meninas, bonecas e princesas’, como se auto denominam.

É um livro que eu recomendo sim, mas pra quem tem uma cabeça feita... Porque, sinceramente, acredito que se alguém que seja muito preocupado com peso e aparência ler o livro, pode se abalar seriamente e até mesmo gerar um transtorno como a bulimia ou anorexia nervosas. Era realmente assustador, mas ainda assim tão real e maravilhoso... Totalmente recomendado, superou minhas expectativas e só não levou 5 estrelas porque eu me sentia realmente mal lendo o livro, haha. Não que de repente não tenha sido a intenção da autora, maaaas ...

Para vocês terem ideia de como o livro me deixou mexida, esse será o tema da minha primeira "grande reportagem" como fala meu professor, haha... Enfim, estou fazendo um trabalho todo sobre essas meninas e se alguém aqui quiser colaborar... bom, não revelo nomes! rs. Sou muito profissional, kkkkk. É sério.

Beijos

8 comentários:

  1. Hello Nanda (:
    Tô querendo ler esse livro desde que o vi na livraria há uns meses, mas ainda não tive coragem de comprar exatamente pelo que você falou "o livro me deixou mal lendo" acho que é um tema assim, sério demais, triste demais e talvez até assustador, rs, então tô criando coragem para ler sabe? Mas irei, tenho certeza que será uma leitura incrível!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Eu me senti enjoada assim como a Lia, é tão estranho e assustador...
    Não tinha pensado nisso, mas quem não tem uma cabeça muito bem feita pode interpretar o livro de outra forma mesmo :s
    Além de ter dado as 5 estrelinhas eu favoritei livro também, tudo por causa de como eu me senti lendo. Foi uma experiencia ruim e maravilhosa ao mesmo tempo!
    Boa sorte com a sua primeira grande reportagem ;D

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, deu pra ver que você gostou do livro!
    Eu marquei ele no skoob com cinco estrelas, e também achei a autora genial. As cenas de mutilação... cacilds, me deixaram arrepiada! Eu adorava a Lia e torci muito por ela o livro todo.
    Ah, sei como é se inspirar num livro para fazer uma reportagem. Eu me inspirei numa lenda de terror para gravar meu primeiro curta (além de querer ser escritora, desejo ser diretora de cinema õ/).
    Eu até ajudaria com sua reportagem, mas não conheço ninguém que seja anoréxico '-'

    Adorei sua resenha!!
    Beijos!

    www.nathlambert.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda,
    Pois é o livro realmente e bem forte ne???Eu tambem fiquei meio mexida com ele mas porque conhece pessoas assim que são proximas e tipo e complicado lidar com esse tipo de situação sabe se a pessoa não quer se ajudar realmente e complicado. Engraçado que eu sou exatamente o contrario quando estou nervosa, estressada a primeira coisa que me vem a cabeça e preciso comprar uma barra de chocolate (sindrome de gordinha....ihihi). adorei a resenha e boa sorte com o trabalho.
    Bjsss
    raquel machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda!
    Também não tinha muita curiosidade em ler o livro, mas depois de tantas resenhas fiquei curiosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Diferente de você eu acredito que se alguém que tem problemas com aparência ler esse livro ao invés de gerar algum transtorno, elimina qualquer ideia a respeito disso, acho que ele iria mostrar para essas pessoas o lado feio disso, as consequências sabe?
    Eu gostei muito dele!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda!
    Ainda não li esse livro e nem estava com muita vontade de ler, mas depois de tudo o que você falou sobre ele eu simplesmente tenho que ler.
    Bulimia e anorexia são transtornos horríveis. As pessoas que tem essas doenças deve sofrer muito.

    Bjs
    Gabi Lima
    htttp://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda!
    Eu ainda não li esse livro porque o considero uma leitura tensa e eu me impressiono muito fácil principalmente com esse tema. Mas quero muito lê-lo logo e sua resenha me fez decidir que tenho que me aventurar na leitura! ;)
    Tem selinhos para você lá no meu blog.

    Beijos,
    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir