11 de agosto de 2012

Resenha - Jogos Vorazes


Obs: Essa resenha foi feita há muito... muito muuuuuito tempo :) e talvez se eu a reescrevesse agora, não ficasse tão animada e elétrica, mas pensem em mim terminando de ler jogos vorazes na pré-estréia e tentem me entender, kkkk'

Olá Tributos! Tudo bem? =)

O livro da vez é Jogos Vorazes, o novo vício mundial que provavelmente jájá começa a rolar modinha e mil meninas por aí com tranças, haha’ Mas enfim, deixando isso de lado (até mesmo por que eu só vim ler agora que o filme foi lançado –Hoje, que estou escrevendo, é o dia da pré-estréia-), vamos falar do livro... Ele me pegou pelo pé. Assim, eu sabia que seria muito bom e que eu ia amar... Mas não esperava que minhas expectativas fossem ser tão grandiosamente superadas! (Ao ponto d’eu achar que comecei a pirar um pouco demais, kkk).

Bom, a história, que todos conhecem, acontece no país de PANEM que é dominado pela Capital. PANEM fica onde hoje seria a América do Norte e se passa anos a nossa frente em uma sociedade em que o tal país é dividido entre 12 distritos muito pobres que servem a Capital com cada tipo de coisa que um produz, e a história começa no Distrito 12, um dos mais pobres, onde vive nossa Katniss –a garota quente.

Katniss perde o pai ainda criança numa explosão em uma mina de carvão (Distrito 12 é o do carvão) e para manter a comida da família, caça na floresta depois dos limites do Distrito 12, onde é proibida a entrada, com Gale, seu amigo. Os dois caçam com arapucas e ela com seu arco e flecha, deixando sempre uma carne perfeita para vender no Prego (Uma espécie de “mercado negro” –pelo que entendi- onde se vende a comida em troca de outras ou de dinheiro sem que as autoridades saibam, já que é proibido).

A Capital, para mostrar que sempre está no poder, todos os anos pega um casal de cada distrito de PANEM e coloca em uma arena para lutarem em condições péssimas, até a morte, onde somente um sobra e esse ganhará muito dinheiro e levará mais alimento para o seu distrito durante um ano. E o livro começa exatamente no dia da “Colheita”, onde sortearam entre as pessoas do distrito, o casal, entre 12 e 18 anos, que terá que tentar se manter vivo durante os Jogos Vorazes.

Para nossa surpresa, Katniss não é a escolhida, mas sim sua irmã de apenas 12 anos, Prim =(, mas como Katniss é uma heroína incrível, ela se oferece como tributo no lugar da irmã. Reparem, eu usei a palavra HEROÍNA e não MOCINHA como eu normalmente uso... Por que a Catnip (leiam e entendam), nem de longe é uma mocinha, na verdade é uma das personagens mais fortes, bravas e incríveis que eu já conheci, haha *-* (‘conheci’... estou mesmo ficando louca). E o menino que é sorteado para ir com ela é Peeta *momento para os suspiros*, o filho do padeiro a quem ela deve um favor da sua infância.

A partir daí, nos é apresentado um mundo mais louco ainda, a Capital, com suas pessoas loucas e extravagantes, a comida deliciosa e a super tecnologia. Logo também conhecemos Haymitch que é o melhor personagem secundário de todos os tempos, kkkkk’ Ele foi o último vencedor dos Jogos Vorazes do distrito 12, há mais de 30 anos e seu papel é ser o mentor dos dois Tributos do seu distrito para ajudá-los a ganhar os jogos. Também conhecemos Effie, um tipo de mentora que usa peruca rosa que também ajudará os tributos a se comportarem para entrevistas e jantares que viriam.

Uma semana se passa no Centro de Treinamento para onde os tributos são mandados e aí também conhecemos o incrível Cinna, estilista da Katniss que faz vestidos fantásticos para ela em todas as ocasiões *-* haha’ Os tributos também dão entrevistas com roupas fantásticas para que possam ser conhecidos e que possam arrumar uma forma de ficar marcados na mente das pessoas para durante os jogos terem patrocinadores, que seriam pessoas que enviariam comidas, remédios, etc.

Quando os Jogos finalmente começam é que tudo fica ainda mais tenso, começamos a ver as pessoas que pareciam tão doces do lado de fora se mostrando verdadeiros matadores e lá conhecemos Cato, Glimmer, Clover, Marvel, etc etc... Mas principalmente a Rue *aaawn* uma menina de 12 anos que foi escolhida do distrito 11 para participar do jogos e que se junta à Katniss, já que ela acha que Rue é muito a cara da sua irmã.

Então, aaah, não sei mais o que dizer, o livro é daqueles que só queremos forçar as pessoas a lerem o tempo todo e todo o tempo! Uma coisa que realmente nos vicia como não esperamos que aconteça! E por isso eu só tenho a dizer: LEIAM, ASSISTAM, AMEM E RESPIREM JOGOS VORAZES!

Que os Jogos Comecem! “And may the odds be ever in your favor”!
 
Beijos

11 comentários:

  1. Nanda, tu escreve a resenha para ficarmos loucos, né? Admito que já tinha intesse no livro, ainda mais agora... Resenha maravilhosa!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu AMEI Jogos Vorazes. Eu não estava tão ansiosa para a leitura até porque eu já sabia tudo que ia acontecer depois de tanta gente falando desse livro. Mas quando o li foi uma surpresa e tanto. Eu AMEI!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Quando se fala de Jogos Vorazes é difícil falar pouco <3
    Eu não gosto tanto assim da Katniss, acho ela um babona kkk' e o Peeta é um fofo mesmo ;D
    Campanha "LEIAM, ASSISTAM, AMEM E RESPIREM JOGOS VORAZES!" Eu apoio haha'
    Já leu Em Chamas? Se não, leia agora! Pra mim foi melhor que JV ^^

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda!
    Eu ainda não li o livro mas assisti o filme e gostei bastante apesar de esperar mais, acho que devido a febre de Jogos Vorazes criei grandes expectativas..o filme foi bom mas acho que a ênfase foi mais na estória do que de fato nos jogos. Espero que o livro seja bem melhor.
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Nanda, acredita que eu li o livro na mesma época que você e não consegui, de jeito nenhum, escrever uma resenha ainda? (mas eu vou, juro)
    Adorei sua empolgação, foi exatamente como eu me senti na época, e ainda não consegui ler os livros subsequentes... Preciso comprá-los!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda!
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas quero muito ler logo. Já li muitas resenhas elogiando a série e sei que vou gostar muito da história. Adorei a resenha e o seu blog também já estou seguindo. ;)
    Obrigada pela visita e pelo comentário lá no meu blog!
    Beijos.

    Rafa Vieira
    http://fascinadaporhistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda!

    Eu amo, amo amo Jogos vorazes!
    Na época que li amei tanto que nem consegui fazer a resenha como sempre acontece quando gostamos muito do livro. Só vim fazer meses mais tarde depois de reler haha.

    Beijoo flor!

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  8. No começo fiquei bem interessada em ler a série, mas depois de ler algumas resenhas o interesse diminuiu um pouco.
    Pretendo ver os filmes e ver se gosto.
    Lançamentos das Editoras Parceiras.
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Tive a oportunidade de ler esse livro, através de um booktour, e simplesmente amei!

    www.leitorait.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanda,
    Existem alguns livros que realmente tem esse poder sobre a gente ne;..tambem fiquei assim ao ler jogos vorazes...rsrs...meio piradona...so que o filme me decepcionou esperava algo mais sei la o que...mais algo...rsrs...bo agora e ler o seguindo e terceiro ne sei la eu quando rsrrs...mas sei que vou querer com certeza.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Entendo completamente essa vontade de forçar as pessoas a lerem alguns livros. kkkkkk Ñ li nenhum livro da trilogia e ñ tenho a menor vontade de ver o filme e olha pra ser bem sincera peguei foi é raiva do filme e acho que n lerei o livro tão cedo. Parabens pela resenha, passo a sua empolgação pelo livro.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir