23 de dezembro de 2012

Resenha - Zumbis x Unicórnios


A resenha de hoje é do livro Zumbis x Unicórnios da Galera Record. Esse livro foi organizado por duas autoras maravilhosas: Holly Black, liderando o time Unicórnio e Justine Larbalestier, com o time Zumbi. Os elogios para o livro já começam com a capa. Você passa por ela e não tem como não dar uma olhada a mais... Toda colorida e linda, e quando para pra ver os detalhes: Um massacre entre Unicórnios e Zumbis, rá. O livro foi dividido entre 12 contos, cada um por um autor que amamos (ou quase, alguns eu não conhecia nada que tinha escrito rs). É um livro e tanto... Os autores foram: Time Unicórnio: Kathleen Duey, Meg Cabot, Garth Nix, Margo Lanagan, Naomi Novik e Dana Peterfreund. Time Zumbi: Libba Bray, Alaya Dawn Johnson, Cassandra Clare, Maureen Johnson, Scott Westerfeld e Carrie Ryan.

Eu não sei bem como fazer essa resenha, nunca resenhei um livro de contos antes, haha... Pra começar, os contos são todos muuuito bem escritos, claro, com os autores chamados não poderia ser o contrário, mas claro que uns e outros me chamaram mais atenção e assim eu comecei a fazer um placar. Que terminou empatado. Sério gente, deu empate. Adorei 4 contos de zumbis e 4 de unicórnios, mas tenho que deixar clara a minha preferência pelo time Zumbi. Eu realmente curti os Unis e foram as histórias que mais me surpreenderam pela variedade de coisas que cada um inventou sobre quão maus e cruéis unicórnios podem ser, mas os zumbis... Foram muito mais divertidos. E reais.

O conto que abriu o placar foi o primeiro de Zumbis, pela Alaya, Love Will Tear Us Apart. É sobre um zumbi gay e ela narra como se o zumbi fosse você, leitor. Tipo “Então ele tem o cheiro da melhor refeição que você já comeu, mas você meio que quer comê-lo de outra forma”, deu pra sentir o estilo? Eu me diverti bastante com esse conto, ele mostra a deterioração da mente de alguém que vira zumbi, foi muito bom *-*. Em seguida o placar foi empatado com o Teste de Pureza, da Naomi, que é de unicórnios e simplesmente HILÁRIO. Imagine um unicórnio –muito reclamão- procurando uma teoricamente virgem (Sim, teoricamente, tem que ler pra entender) nos dias atuais, na cidade grande, com sei lá... gatos falantes, gigantes e coisas assim... Muito louco.

Unicónios então viraram o placar com Mil Flores, do Margo, não sei como descrever ele... É louco, tem mortes, tem unicórnios maus que eu não sei se eram tão maus pelo final e acho que rola uma zoofilia, mas deixa isso pra lá, eu sei que é bom! Então Zumbis empatam com o Crianças da Revolução, da Maureen, e eu anotei no post-it dele que o time merecia dois pontos por esse conto, mas não seria justo, haha. Ele conta a história de uma babá que vai cuidar de crianças em uma mansão de um lugar meio quieto demais... A mansão de um tal casal celebridade que adora adotar crianças pelo mundo e onde a “mãe” tem uma tatuagens (vocês conseguem reconhecer?). Essas crianças... Vivem em um local cercado, a mãe não deixa saírem, elas parecem nem pensar direito. E o final é... Macabro demais! Valia mesmo dois pontos, rs.
Atenção para a quantidade de tags! E tinha mais por dentro!
“O cuidado e a Alimentação de um filhote de unicórnio assassino”, de Diana Peterfreund, foi outro pra mim que merecia dois pontos! Eu leria um livro inteirinho sobre ele... A história de pessoas nascerem para ser caçadores de unicórnios, os assassinatos e... O filhote de unicórnio. Isso tudo com um toque de romance e personagens fofos. Gente, eu quero muito um livro continuando esse conto! Haha, o final é daqueles que viramos a página querendo mais! “Mãos geladas”, Cassandra Clare, foi exatamente tudo o que eu espero de um conto: Rápido, bem amarrado, tudo resolvido e bem escrito. O romance entre zumbis e humanos conseguiu me convencer (coisa que ninguém tinha me mostrado que podia ser real até hoje, claro. ‘braaaains’, pfvr.) Gostei muito e rendeu um ponto ;).

O penúltimo conto, “A Terceira Virgem”, de Kathleen Duey, foi muito louco. Nunca imaginei que unicórnios pudessem ser tão reclamões, chatos, e viciados, me deu um pequeno choque e no geral foi muito bom. Rendeu mais um ponto para o time! Fiquei bem surpresa mesmo com cada coisa, um tanto duro e sangrento, muito louco. Acho que leria um livro inteiro sobre ele também, haha. O ultimo conto, “A noite do Baile” de Libba Bray foi aquele que mostrou o que pode acontecer se o apocalipse vier. Sim, tiveram outros, mas esse foi o que falei “SERÁ ASSIM!”, um lugar onde os adultos sumiram e os adolescentes e crianças que dominaram tudo... É assustador, realista e um tanto doloroso por ver alguns deles (os que tem mais noção) perdendo tanto a vida para cuidar das outras pessoas, ponto.

Quatro a quatro. Mas como eu disse... Os Zumbis ganharam meu coração. Eu só falei de alguns dos contos aqui, os que valeram pontos. Mas também tem os outros que valem muito a pena ser lidos, mas não foram tuuuudo isso para o time deles, haha. Nem o de Scott Westerfeld, se estão se perguntando :(.

Um livro que realmente vale a leitura! Quem puder, pegue para ler, é muito divertido e vai te tirar grandes risadas e claro... Te ensinar a ver unicórnios com outros olhos. Na boa, estou assustada com eles.

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário