9 de fevereiro de 2012

Resenha - Marta

Oláa :D Tudo certo gente?

O livro resenhado de hoje é o “Marta” do autor parceiro Breno Melo. Já tinha lido uma resenha não muito positiva dele, mas estava realmente com vontade de ler, achava que seria uma leitura bem diferente e tal... Mas vamos lá.

Bom, o livro conta a história de Marta, uma adolescente como qualquer outra só que ela é bipolar e ninguém sabe disso, nem ela mesma. Marta mora numa cidadezinha da Argentina: La Falda, onde nada acontece. Pensava que o livro giraria em torno disso, dessa bipolaridade dela e a descoberta de que não me surpreendeu um pouco, de uma forma boa, claro. Então, Marta é apaixonada por João há muito tempo e o livro começa durante uma festa e tem um acontecimento muito importante que eu não vou contar pra vocês... rs. Não, ela não ficou com ele u_ú.

Logo somos apresentados às amigas de Marta: Nayla e Sílvia, que estão sempre com ela e se mudam com ela pra Córdova, para fazerem faculdade. Todos os finais de semana as três amigas voltam para La Falda e é em grande maioria nessas voltas que a história vai se desenrolando... Também conhecemos um pouco os pais de Marta: Suzana, uma mãe bem interesseira em dinheiro u.u (Percebemos isso mais pro fimzinho) e Adriano, o pai meio indiferente na história, kkkkkk’. Mais pro final ainda conhecemos Vasco, o primo apaixonado de Marta pelo qual eu torci muito *-*.

A narrativa de Breno Mela é bem lenta, não que seja cansatiiiiiva, mas ele fala de várias coisas filosóficas, pensadores e tal entre os trechos da história, não coisas aleatórias, ele fala coisas que fazem sentido lá, mas as vezes eu cansava e acabava pulando essas partes. Os trechos do diário de Marta eu achava meio chatos também mas esses eu li, kkkkk.

Quanto a bipolaridade da nossa “mocinha”, eu não vi muita coisa a não ser umas mudanças de triste para raivosa ou de não sentir absolutamente nada quando deveria... Mas nada que eu –pessoa muito leiga no assunto- pudesse ver isso na personagem claramente. Pode até ser que um psicólogo lendo o livro visse isso bem, mas acho que o autor deveria ter feito algo que fizesse qualquer um ver que ela realmente é bipolar (não que eu quisesse que ela mudasse de humor a cada 5 minutos, mas queria perceber isso um pouco melhor).

Gostei bastante do livro, apesar de narrativa um pouco mais séria do autor, achei tudo bem agradável e li em no máximo 3 dias e isso porque não lia durante a tarde no estágio ^^. Adoro quando os autores falam diretamente com o leitor e o Breno Melo fez muito isso AIUSEHIAUSHEA’. Só uma coisa realmente me incomodou que foi o final, mas não o desfecho em si, mas sim a falta de motivos. Vamos lá.. SPOILER: A Marta morre no final muito doente e andando na neve a procura de João que volta pra ela, mas o tempo todo é mantido segredo de que doença ela teria e no fim, ela morre e... Não fala a doença dela, ela só morre D: É tenso.FIM DE SPOILER.

Espero que tenham gostado e eu recomendo o livro sim! Tem seus altos e baixos mas não me arrependi nem um pouco de lê-lo ((:

Beijos

17 comentários:

  1. Confesso que não me interessei muito pelo livro... Mas quem sabe, algum dia, eu dou uma chance, né? O que achei interessante nele foi o assunto abordado, apesar de você ressaltar que ele não é tãão muito bem explorado.
    Aliás, adorei a resenha, viu? Como sempre. haha.
    ^^

    beijos.
    --
    vicioempaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda!
    Eu ainda não tinha visto nenhuma resenha negativa, até fiquei surpresa quando você comentou!
    Eu li o livro e amei, essas partes filosóficas e tal prenderam muito minha atenção, mas isso porque gosto dessas reflexões, ai acaba variando de pessoa pra pessoa né?
    Quando eu li, eu também não notei muito a bipolaridade dela, mas acho que é porque o Breno colocou as coisas de uma maneira muito sutil, nos detalhes apenas, a gente que tem que procurá-los!
    Sobre o SPOILER, pois é, eu também fiquei querendo saber o que era hahahaha...Mas acho que foi a intenção dele, deixar em aberto e só sugerir o que ela poderia ter, pra gente decidir sozinho, sabe?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Até a gora só tinha lido a resenha da Aione, e foi super positiva. Agora vejo a sua resenha, não tão positiva assim... :/
    Bom, acho que a narração não me incomodaria tanto, como gosto de um clássico, eles trazem muito dessa característica. Amo passagens filosóficas e citações de pensadores, acredito que enriquece muito esse acréscimo.
    Tenho curiosidade sobre o livro :D
    Ótima resenha, amei sua sinceridade!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho visto muitos comentários sobre este livro e estou ficando cada vez mais curiosa!
    Confesso que a capa dele não me atrai. Estou participando do book tuor!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A capa não é muuuuuuito bonita, e não me interessou muito!
    Adooorei o blog e pretendo voltar mais vezes...
    Alyne,
    www.livrosedesejos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda

    O bipolar não muda de ideia a cada cinco minutos, hahaha São mudanças comportamentais e geralmente ele oscila entre a depressão profunda e estados de histeria e euforia excessiva quando está em crise. Existem níveis mais leves de bipolaridade até níveis absurdos e, na maior parte das vezes, o bipolar não se lembra exatamente do que fez ou de como tratou uma pessoa durante a crise, o que causa vários problemas, especialmente para quem convive com ele :)
    É um assunto muito delicado e tem que ser tratado muito bem em um livro e parece que não foi o caso, né? Dispenso hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não fiquei muito encantada com o livro. Sabe, é um livro que eu leria caso ele viesse parar na minha mão, mas não me encantei com o livro.
    Mas mesmo assim, ótima resenha. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler esse livro, várias pessoas falam bem..

    Adorei a resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Então, eu nunca li nenhuma resenha desse livro, mas me interessou muito, de verdade, a capa é linda, e como diz o seu blog, Julgue pela Capa kkkkkkk gostei da historia, e pretendo ler (:

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanda,

    Não conhecia esse livro não, mas parece ser um pouco sério demais, a capa é bem neutra, enfim, vou esperar mais dele por aí!


    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Acabei morrendo de curiosidade e lendo o spoiler e acho que fiquei mais interessada ainda *-*

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii Nanda
    Pra falar a verdade eu não tenho a minima vontade de ler esse livro :S nada nele me chama a atenção, nem a capa, nem a sinopse.
    Adorei sua técnica de colocar spoilers na resenha haha'
    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito louco quando a gente lê um livro e torce pelo personagem, e quando a gente acha que é o personagem então.

    ResponderExcluir
  14. Heey Nanda!

    Nossa, finalmente consegui comentar, não sei o que estava acontecendo, ams essa caixinha para escrever o comentário não estava aparecendo, mas enfim..

    Li várias resenhas sobre esse livro e acho que a sua é a primeira que não é lá muito positiva. Quero ler o livropara saber como é essa história (:

    Bjão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  15. esse livro não estava na minha lista, mas vou coloca-lo nela
    só por que vc recomendou bjos♥

    ResponderExcluir
  16. kkkk. Eu não consigo pular partes dos livros.
    Só quando é muito romântico, meloso eu leio super rápido. rsrs

    Qnd tem coisa meio filosófica eu amo!! *-*

    Mas não gosto muito de livros desse tipo. rs
    E li o Spoiler. =P Nossa, que estranho...mas vai ver ele queria deixar isso sem explicação para os leitores refletirem. ^^

    Gostei da resenha.

    Beeijo

    ResponderExcluir
  17. Não me interessei nem um tiquinho no liivro.
    Parece chato.
    Lii o Spoiler, Tenso e escalafobético, eu heiin...

    Sua resenha ficou ótima.

    Abraço

    ResponderExcluir