9 de fevereiro de 2012

Resenha - Marta

Oláa :D Tudo certo gente?

O livro resenhado de hoje é o “Marta” do autor parceiro Breno Melo. Já tinha lido uma resenha não muito positiva dele, mas estava realmente com vontade de ler, achava que seria uma leitura bem diferente e tal... Mas vamos lá.

Bom, o livro conta a história de Marta, uma adolescente como qualquer outra só que ela é bipolar e ninguém sabe disso, nem ela mesma. Marta mora numa cidadezinha da Argentina: La Falda, onde nada acontece. Pensava que o livro giraria em torno disso, dessa bipolaridade dela e a descoberta de que não me surpreendeu um pouco, de uma forma boa, claro. Então, Marta é apaixonada por João há muito tempo e o livro começa durante uma festa e tem um acontecimento muito importante que eu não vou contar pra vocês... rs. Não, ela não ficou com ele u_ú.

Logo somos apresentados às amigas de Marta: Nayla e Sílvia, que estão sempre com ela e se mudam com ela pra Córdova, para fazerem faculdade. Todos os finais de semana as três amigas voltam para La Falda e é em grande maioria nessas voltas que a história vai se desenrolando... Também conhecemos um pouco os pais de Marta: Suzana, uma mãe bem interesseira em dinheiro u.u (Percebemos isso mais pro fimzinho) e Adriano, o pai meio indiferente na história, kkkkkk’. Mais pro final ainda conhecemos Vasco, o primo apaixonado de Marta pelo qual eu torci muito *-*.

A narrativa de Breno Mela é bem lenta, não que seja cansatiiiiiva, mas ele fala de várias coisas filosóficas, pensadores e tal entre os trechos da história, não coisas aleatórias, ele fala coisas que fazem sentido lá, mas as vezes eu cansava e acabava pulando essas partes. Os trechos do diário de Marta eu achava meio chatos também mas esses eu li, kkkkk.

Quanto a bipolaridade da nossa “mocinha”, eu não vi muita coisa a não ser umas mudanças de triste para raivosa ou de não sentir absolutamente nada quando deveria... Mas nada que eu –pessoa muito leiga no assunto- pudesse ver isso na personagem claramente. Pode até ser que um psicólogo lendo o livro visse isso bem, mas acho que o autor deveria ter feito algo que fizesse qualquer um ver que ela realmente é bipolar (não que eu quisesse que ela mudasse de humor a cada 5 minutos, mas queria perceber isso um pouco melhor).

Gostei bastante do livro, apesar de narrativa um pouco mais séria do autor, achei tudo bem agradável e li em no máximo 3 dias e isso porque não lia durante a tarde no estágio ^^. Adoro quando os autores falam diretamente com o leitor e o Breno Melo fez muito isso AIUSEHIAUSHEA’. Só uma coisa realmente me incomodou que foi o final, mas não o desfecho em si, mas sim a falta de motivos. Vamos lá.. SPOILER: A Marta morre no final muito doente e andando na neve a procura de João que volta pra ela, mas o tempo todo é mantido segredo de que doença ela teria e no fim, ela morre e... Não fala a doença dela, ela só morre D: É tenso.FIM DE SPOILER.

Espero que tenham gostado e eu recomendo o livro sim! Tem seus altos e baixos mas não me arrependi nem um pouco de lê-lo ((:

Beijos

19 comentários:

  1. Confesso que não me interessei muito pelo livro... Mas quem sabe, algum dia, eu dou uma chance, né? O que achei interessante nele foi o assunto abordado, apesar de você ressaltar que ele não é tãão muito bem explorado.
    Aliás, adorei a resenha, viu? Como sempre. haha.
    ^^

    beijos.
    --
    vicioempaginas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda!
    Eu ainda não tinha visto nenhuma resenha negativa, até fiquei surpresa quando você comentou!
    Eu li o livro e amei, essas partes filosóficas e tal prenderam muito minha atenção, mas isso porque gosto dessas reflexões, ai acaba variando de pessoa pra pessoa né?
    Quando eu li, eu também não notei muito a bipolaridade dela, mas acho que é porque o Breno colocou as coisas de uma maneira muito sutil, nos detalhes apenas, a gente que tem que procurá-los!
    Sobre o SPOILER, pois é, eu também fiquei querendo saber o que era hahahaha...Mas acho que foi a intenção dele, deixar em aberto e só sugerir o que ela poderia ter, pra gente decidir sozinho, sabe?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Até a gora só tinha lido a resenha da Aione, e foi super positiva. Agora vejo a sua resenha, não tão positiva assim... :/
    Bom, acho que a narração não me incomodaria tanto, como gosto de um clássico, eles trazem muito dessa característica. Amo passagens filosóficas e citações de pensadores, acredito que enriquece muito esse acréscimo.
    Tenho curiosidade sobre o livro :D
    Ótima resenha, amei sua sinceridade!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho visto muitos comentários sobre este livro e estou ficando cada vez mais curiosa!
    Confesso que a capa dele não me atrai. Estou participando do book tuor!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A capa não é muuuuuuito bonita, e não me interessou muito!
    Adooorei o blog e pretendo voltar mais vezes...
    Alyne,
    www.livrosedesejos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda

    O bipolar não muda de ideia a cada cinco minutos, hahaha São mudanças comportamentais e geralmente ele oscila entre a depressão profunda e estados de histeria e euforia excessiva quando está em crise. Existem níveis mais leves de bipolaridade até níveis absurdos e, na maior parte das vezes, o bipolar não se lembra exatamente do que fez ou de como tratou uma pessoa durante a crise, o que causa vários problemas, especialmente para quem convive com ele :)
    É um assunto muito delicado e tem que ser tratado muito bem em um livro e parece que não foi o caso, né? Dispenso hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não fiquei super encantada com a capa, mas parece ser um livro bem profundo, cheio de sentimentos. Não aguentei e li o o spoiler... kkkk' e OMG =O Ótima resenha :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não fiquei muito encantada com o livro. Sabe, é um livro que eu leria caso ele viesse parar na minha mão, mas não me encantei com o livro.
    Mas mesmo assim, ótima resenha. :D

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler esse livro, várias pessoas falam bem..

    Adorei a resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Minha flor você sempre arrasa mesmo né? Escrevo pra pessoas assim como você que costuma ser dez em tudo que faz! Continue assim, viu moça?
    Olha vou deixar aqui pra você da uma olhadinha nos links do que está se passando no meu Blog e no meu tutorial HORA DO BLUSH que várias meninas estão participando! Se quiser participar é só dá uma olha lá na Tag HORA DO BLUSH fazemos parte da beleza feminina sabe?
    Os post de hoje foi: fotos e contando como foi meu niver 1.8 :

    http://flashesd.blogspot.com/2012/02/18.html
    Maquiagem para CARNAVAL teen :

    http://flashesd.blogspot.com/2012/02/teen.html

    Moda verão:
    http://flashesd.blogspot.com/2012/02/moda-verao-2012.html
    Aparece por lá flor! E continue assim escrevendo o que gosta, pois é isso que vale a pena. Mil beijos! LARI ♥

    ResponderExcluir
  11. Então, eu nunca li nenhuma resenha desse livro, mas me interessou muito, de verdade, a capa é linda, e como diz o seu blog, Julgue pela Capa kkkkkkk gostei da historia, e pretendo ler (:

    Agente já postou outra resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  12. Oi Nanda,

    Não conhecia esse livro não, mas parece ser um pouco sério demais, a capa é bem neutra, enfim, vou esperar mais dele por aí!


    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Acabei morrendo de curiosidade e lendo o spoiler e acho que fiquei mais interessada ainda *-*

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii Nanda
    Pra falar a verdade eu não tenho a minima vontade de ler esse livro :S nada nele me chama a atenção, nem a capa, nem a sinopse.
    Adorei sua técnica de colocar spoilers na resenha haha'
    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Muito louco quando a gente lê um livro e torce pelo personagem, e quando a gente acha que é o personagem então.

    ResponderExcluir
  16. Heey Nanda!

    Nossa, finalmente consegui comentar, não sei o que estava acontecendo, ams essa caixinha para escrever o comentário não estava aparecendo, mas enfim..

    Li várias resenhas sobre esse livro e acho que a sua é a primeira que não é lá muito positiva. Quero ler o livropara saber como é essa história (:

    Bjão;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  17. esse livro não estava na minha lista, mas vou coloca-lo nela
    só por que vc recomendou bjos♥

    ResponderExcluir
  18. kkkk. Eu não consigo pular partes dos livros.
    Só quando é muito romântico, meloso eu leio super rápido. rsrs

    Qnd tem coisa meio filosófica eu amo!! *-*

    Mas não gosto muito de livros desse tipo. rs
    E li o Spoiler. =P Nossa, que estranho...mas vai ver ele queria deixar isso sem explicação para os leitores refletirem. ^^

    Gostei da resenha.

    Beeijo

    ResponderExcluir
  19. Não me interessei nem um tiquinho no liivro.
    Parece chato.
    Lii o Spoiler, Tenso e escalafobético, eu heiin...

    Sua resenha ficou ótima.

    Abraço

    ResponderExcluir