31 de maio de 2011

Resenha - Oldar

Oi pessoas, tudo bem?

Vou mostrar pra vocês hoje a resenha do livro Oldar, do autor parceiro Rondinelli Fortalesa. Mas antes de qualquer coisa, eu tive uma conversa uma vez com a Olivia do blog PaponoSense e estavamos falando sobre nosso papel na hora de fazer resenhas, sobre termos que ser sempre honestos quanto ao que achamos dos livros, mesmo quando os autores são parceiros e falamos também dos blogs que super elogiam os livros de autores, só pq são parceiros. Então dois dias depois comecei a ler Oldar. Quando eu li a sinopse do livro fiquei super interessada, pareceu algo completamente diferente de tudo que li (e é!), mas infelizmente o livro me decepcionou :/ E eu tenho que ser sincera com vocês.

Bom, o livro conta a história da criação de um mundo chamando Oldar pelo Grande Espírito Ádalo, ele cria toda a Oldar e depois os Enzoeilos, que seriam como anjos se for fazer uma comparação com a "terra". Ele cria tudo e então os reinos começam a aparecer, inclusive Eddamael o reino dos irmãos gêmeos Gormon e Dormon (É, bem "er" e não para por ai :x) que se amavam muito e viviam juntos. Até uma "traição" acontecer e Dormon ir embora de Eddamael com ódio de todos do seu antigo reino. O autor fala diretamente conosco nos livros o que eu estranhei um pouco, mas não foi nada RUIM, ele nos mostra os anos passando e o filho de Gormon, Kormon, nascer (Eu disse, pff.). E depois Lormon, o filho de Kormon (AAAH') Rs. Claro que tiveram outros filhos, mas não são mt relevantes. Kormon tem poderes herdados do pai, poderes com os quais ele pode falar diretamente co Ádalo e também tem visões, coisa que sua filha herdou.
Infelizmente nenhum personagem me cativou nem um pouco, achei eles bem assim... Rasos se é que vocês me entendem, sem profundidade nenhuma. Os diálogos com com Ádalo eram como se eles estivessem falando com uma pessoa qualquer, achei que deveria ter um distanciamento maior, um respeito, não sei, mas não havia. Os nomes também me incomodaram muito, pelo nomes desses personagens da mesma linhagem serem tão parecidos, até o próprio autor se confundiu algumas vezes, principalmente com Kormon e Dormon. Muitos erros de digitação e alguns pouquinhos de português, faltou um amigo pra ler e dar uns toques  se não tinha revisor :( 
Não posso também chegar com 3 pedras na mão e jogar no autor porque primeiramente foi um livro independente e depois é o primeiro livro dele! E venhamos e convenhamos, a ideia foi MUITO boa! A história é original, só faltou ser melhor desenvolvida e os personagemns melhorarem também, porque são nada cativantes :/
Espero que o Rondinelli consiga melhorar isso e fazer de Oldar uma trilogia incrível, porque a ideia da história é realmente boa! :D 
Obrigada Rondinelli, por me dar a oportunidade de lê-lo :DD

Beijos

12 comentários:

  1. Nanda, também acredito em falar a verdade, independente do autor ser parceiro ou não. Como o autor vai crescer como escritor, se os leitores só fizerem elogios?


    Beijos!

    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca tive muito interesse em ler esse livro, não gostei da sinopse. Depois dessa sua resenha então, nem vou ler :S E poxa, é chato falar mal de um livro, principalmente quando é de parceria. Mas fazer o que, precisamos ser verdadeiras (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que o livro não seja bom
    E voce falou que achava estranho o autor conversar com os leitores, mas essa tecnica é antiga pois Machado de Assis já fazia isto em suas obras
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tá certíssima Nanda, devemos sempre ser honestos em nossas resenhas, independente da origem dos livros, o que muitos blogs e sites literários não respeitam. Em todas as minhas resenhas, eu aponto os pontos positivos e negativos da trama em questão, sempre nesse padrão. Espero que o autor possa desenvolver melhor esta ideia, o livro parece interessante e pode dar uma ótima trilogia mesmo! -BEIJÃAO NANDA

    ;* http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro bom, mas não seria um daqueles que eu chego na livraria e logo quero comprar.

    tudo por um livro - issotudoporumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi flor,
    Como você mesma disse acho importante a gente ter nossa opinião já aconteceu isso comigo também sabe de ganhar um livro e não gostar muito enfim cada um tem seus gostos ne. Infelizmente pelo que você disse o autor tem muito a amadurecer ainda mas o enredo me pareceu bem legal também...rsrs
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda!
    Acho que você está completamente certa em criticar o livro mesmo que seja de autor parceiro. Não posso falar muito, pois até agora não peguei autores com livros ruins, só alguns com erros de edição e ortografia, mas nada de mais.
    A história do livro parece ser bem interessante, mas o autor teve pouca criatividade com os nomes (fala sério! Quantos "ormons" rsrs)

    BJss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e agora que eu vi sua resenha, meu que senti a história sendo um reflexo elaborado do Genesis. Dispenso totalmente!
    É super dificil criticar um livro de um parceiro ne? infelizmente é necessário. Sua crítica foi muito boa, e se eu fosse autora, acho que tomaria isso com uma maneira de melhorar e não me ofenderia!
    bjs
    Liv
    http://paponosense.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Nanda!!
    Também concordo com vocês a respeito da total sinceridade ao fazer uma resenha de livro independentemente de ser de parceria ou não. Admiro muito o seu ponto de vista a respeito deste livro.
    Pena que a leitura não te agradou muito rs.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro. Como vc disse, o enredo é bem diferente. Nunca li nada parecido.
    Ah! E eu gosto qdo o autor conversa com escritor. Acho mais divertida a leitura. :D
    Eu leria o livro sim.
    Bjs ;)

    ResponderExcluir
  11. Os nomes dos personagens não tem tantos "ormons" ahahaha, mas deve ter sido porque assisti muito pokemon e digimon (isso pode ter influenciado). De fato tem uma semelhança com Gênesis no que tange a existir uma criação, entretanto, a intenção da Trilogia é desconstruir tudo o que aconteceu no Guerra (livro I) nas sequências Durilim (II) e Telfem (III).
    Sinceramente eu gosto muito de ser criticado, mais do que elogiado, tanto que divulguei o link de seu post na mesma proporção em que divulguei os links de elogios.
    O livro não tem apoio algum ainda, em parte porque a editora teve problemas, mas em 2012 estarei lá na Bienal do Livro de SP.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Medo, estou para receber esse livro... Ansiosa, mas sua resenha me deixo com o pé atrás!!!

    ResponderExcluir