1 de outubro de 2014

Resenha - Se eu Ficar

Ultimamente tenho lido muitos livros que tenho expectativas. Se eu ficar foi um daqueles que eu estava enlouquecida pra ler, pois sabia que amaria desde a primeira página. Havia muita falação sobre ele e já tinha assistido ao trailer lá de fora, mesmo antes de saber que era um livro. Para a minha sorte, sim, eu o amei desde o início, mas também o odiei.

Se eu ficar nos apresenta Mia, uma garota quieta, com poucos amigos, que se apaixona pelo violoncelo ainda bem criança e que se considera meio que uma ovelha negra na sua família, já que todos são punks, e ela ama música clássica. Apesar das diferenças, sua família não podia ser mais feliz. Eles se divertem juntos, riem e fazem passeios. E é em um desses passeios que tudo muda. Em uma grave batida de carro, Mia perde seus pais na hora, seu irmãozinho (Teddy, seu lindo!) fica em estado grave e ela entra em coma.

Apesar do coma, Mia consegue ver tudo a sua volta, como um fantasma ou anjo, denomine como quiser. Ela está viva na cama, mas seu espírito está a sua volta, vendo seus familiares sofrerem, lidando com a morte dos pais e com diversas descobertas. Ao mesmo tempo em que vemos sua família, amigos e os amigos dos seus pais a sua volta, também acompanhamos flashbacks mostrando a importância dessas pessoas na vida dela, momentos importantes que compartilharam e que me tocaram como achei impossível de acontecer.

E Adam. Mia e Adam são completos opostos, ele ama rock, assim como sua família, mas se apaixonou por ela, a menina que toca violoncelo, que não se veste de preto e ouve música clássica. E ela também se apaixonou por ele, com seu jeito despojado, divertido e apaixonado. Os dois estavam juntos há mais de um ano quando o acidente acontece, e todo o amor dele é uma das coisas mais tocantes que já li.

Se eu ficar é um livro diferente, misturando os flashbacks com um presente sem interações com os outros personagens, e também é um livro apaixonante, que te deixa à flor da pele. Não chorei, digo, não deixei lágrimas escorrerem pelo meu rosto, mas minha visão ficava turva a cada capítulo passado. Acho que uma das partes que mais me emocionou foi a conversa de Kim com a Mia desacordada. Kim é a melhor amiga de Mia (as duas também tem uma história divertidíssima, mas vou deixar você ler para descobrir.), e a cena é linda e mostra como uma amizade pode ser forte.

É um livro muito leve, que pode ser lido em questão de horas... Mas eu não me responsabilizo por desidratação, ok? A escrita de Gayle Forman é ótima, direta e muito dinâmica, não me deixando cansada de ler o livro hora nenhuma.

Vi algumas pessoas reclamando do livro, dizendo que estavam frustradas, mas não posso concordar com nenhuma delas. Acho que a história é diferente, a forma que foi contada também, quando nos propomos a ler um livro assim, devemos ter a mente aberta ao que vier, não querer que aquilo que achamos que vai acontecer, seja o que está escrito lá.
Então, se você ama uma boa história sobre família, amor, amizade e, principalmente, fé em si mesmo, Se eu ficar é o livro ideal para você. Além do mais, quem se importa em chorar um pouquinho?


Aproveite e assista ao trailer do filme abaixo. Já assistiu? Assista de novo, é lindo! <3

4 comentários:

  1. Ola. Confesso que não tinha me interessado por este livro/filme até ler esta resenha. Acho que colocarei ele na minha lista para ~algum momento que eu queira sair das trevas~. Ótimo post. =D

    Mirian - http://anatomiadomal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Você pensa da mesma forma que eu quanto ao amorzinho bonito de Adam e Mia. Eles são tão diferentes e se encaixam tão bem... Os flashbacks também, servem pra você ser dilacerado por dentro, está muito bem vendo uma família perfeita em momentos perfeitos e, do nada, volta para o presente, para as consequências de um terrível acidente que acabou com tudo isso...

    Enfim, ótima resenha, Nanda! O blog tá lindo n_n

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. todo mundo fala desse filme e eu acho que é muito bom!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. do doug a adimiraçao por esse site :)

    ResponderExcluir