28 de junho de 2011

Resenha - Apátrida

Oi povo, tudo certo?
Hoje vou resenhar pra vocês o livro "Apátrida" da qual eu participo da BookTour e está acabando "AAAAH". Eu tinha vontade de ler esse livro desde que vi sua LINDÍSSIMA capa e eu nem sabia da história... Daí descobri que era sobre a Segunda Guerra e o que aconteceu? Fiquei obcecada por ele, me apaixonei, precisava ler! E aí apareceu a oportunidade com a booktour quando pedi parceria para a Ana Paula Bergamasco. Recebi ansiosa para lê-lo e terminei tem meia hora... O que eu achei? Inenarrável.
O livro conta história de Irena, uma polonesa filha de camponeses que nasceu pouco antes da guerra começar. Toda a história dela é contada no livro, desde bem pequena até ser uma senhora, aqui no Brasil (Isso não é spoiler, tá no início do livro u_u não dou spoilers). Irena tinha muitos irmãos, e desde cedo sofre com as perdas na família. Posso dizer com toda a certeza que ela é a personagem mais forte que já vi num livro até hoje, Irena sofreu muito durate toda a sua vida, mas era incrível como a esperança continuava viva dentro dela.


Irena se apaixona por Jacob, um garoto judeu, filho de um médico amigo de seus pais mas não podem ficar juntos por inúmeros motivos que aí sim seria spoiler, rs. Na verdade, é um livro tão detalhado que fica difícil não dar "spoiler" dele, é incrível como a Ana Paula conseguiu isso, tantos personagens, com personalidades diferentes e profundidade de um oceano. O que posso dizer, com certeza é que o amor de Irena por Jacob foi muito importante em toda sua jornada pela Polonia, sem ele, acho mesmo que ela não poderia sobreviver por tanto tempo, bom... Sem ele e sem duas outras pessoinhas muito especiais que me encantaram <3.


Alfon também foi muito importante e todos os que leram vão concordar comigo: Ele era um crápula, mas não podemos dizer que não era apaixonado pela querida Irena. Apesar de tudo que fazia, ele a protegia. Ok, isso foi um spoiler, mas nada absurdo u_ú
Apátrida é um livro pesado e leve ao mesmo tempo, te faz sentir arrepios, chorar, rir, tira até a última gota da nossa compaixão colocando-a inteira sobre Irena e seus familiares e amigos. É muito difícil, dolorido, agora quando penso na segunda guerra só consigo imaginar dor, muita dor. Me lembro de Irena e de sua força, de Ewa, de Jacob e até de Yeva que teve o fim perfeito para mim. 
Achei que ficou bonita *-*
Ana Paula passa do passado para o presente no livro o tempo todo, no começo focamos mais no passado e depois vamos intercalando, o que nos deixa mais curiosos, as vezes confusos, mas a narrativa leve dela nos situa logo, mostrando o porquê de cada coisa. A enorme quantidade de personagens do começo atrapalha um pouco, eu me perdi, assumo. Mas nada absurdo, na verdade, depois de um tempo fica bem mais fácil.
Só tenho que agradecer pela maravilhosa oportunidade de ler esse livro lindo de todas as formas e ainda quero ele p mim... kkkkkkkkk' Mas amanhã envio p próxima ><


Beijos

19 comentários:

  1. SIMPLESMENTE PERFETO'
    Não tenho palavras para dizer o quanto eu amei esse livro e o quanto aprendi com ele.
    Muito bom.

    Visite e não deixe de comentar no .. http://migre.me/56Zw3

    Beijos e Boa Leitura!!
    Marina Barcelos
    contato: marysbarcelos@hotmail.com
    Blog: http://www.livrospelacasa.blogspot.com
    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000120207580
    Skoob: http://www.skoob.com.br/usuario/173535
    twitter: @mary_gattuso

    ResponderExcluir
  2. Confesso que a capa é mesmo bonita, mas me lembra um pouco o Arquiteto do Esquecimento.
    Gostei da resenha, mas não tenho interesse em ler este livro.

    Lipe Ralf
    meus-erros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai Nanda, eu também me encantei pela capa desse livro, e sua resenha me deixou com a maior vontade de ler. Adorei mesmo. Mas eu parei, e pretendo não comprar mais livros por alguns próximos meses.

    Beijinhos
    Conjunto da Obra

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda :)
    Nossa estou louca para ler Apátrida! Além da capa ser linda, a história deve ser maravilhosa! Estou lendo O Arquiteto do Esquecimento, que tem a mesma temática e me lembrou bastante!
    Adorei sua resenha, ficou ótima! E a foto dicou linda!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Novas parcerias: Fernanda Saads e Rafaela Guimarães!
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  5. Oww!

    Todos falam super bem deste livro!

    Quero ler!

    Fico legal a foto *--*

    Beijinhos

    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Essa capa é linda!
    E a história incrível.
    É muito legal ver mulheres transformarem o sofrimento (principalmente da Segunda Guerra) em força de vontade para viver. Adorei.

    Bjs Melissa
    Espaço Editorial

    ResponderExcluir
  7. O livro é lindo, estou super animada por lê-lo.
    Adorei a sua resenha e fiquei ainda mais curiosa, ainda bem que sou a próxima do Booktour.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda!

    Faz tempo que quero ler Apátrida... mas não sei quando terei tempo pra isso. :(
    Só tenho lido resenhas positivas sobre esse livro, e autora tem recebido comentários maravilhosos pela blogosfera... todo mundo dizendo que ela escreve super bem!

    A foto ficou ótima! *-*
    Beijinhos.
    Amanda
    Lendo&Comentando
    http://lendoecomentando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha, Nanda. Me deixou com uma vontade louca de ler esse livro.

    Beijos!!

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  10. Eu já gostei só pelo fato de vc ter dito que é sobre segunda guerra <3 esse assunto super me fascina! O enredo do livro é bem interessante, by the way adorei a foto haha
    bjs,
    [tudo por um livro] - issotudoporumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha e a sua fotinho ali com o livro *-* Mais sei lá UAHSUAHS Eu não acho que seja muito a minha cara esse livro, mas enfim, quem sabe eu deem uma chance a ele.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  12. Oi Nanda!
    A resenha ficou ótima!
    Achei a capa do livro linda logo de cara e assim como você me apaixonei pelo livro só pela capa.
    A história da Segunda Guerra é realmente triste, então um livro que conta a história de uma polonesa apaixonada por um judeu não poderia deixar de ser. Aliás, mesmo você não dizendo quais os problemas que o casal enfrenta, podemos ter uma noção da origem desses problemas.
    A foto ficou linda mesmo. Você estava usando a camisa do evento de O herói perdido, né? rsrs

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ah, que bom que gostou Nanda! O livro parece ser realmente profundo e arrebatador e se eu já achava isso, sua ótima resenha só me fez confirmar. Não sou fã de livros que se passam em períodos históricos marcantes demais, por que várias vezes focam mais na história daquele tempo do que no próprio enredo do livro, mas enfim, eis mais uma prova que 'Apátrida' não é assim. Tomare que o sucesso só aumente e deixe todo mundo com vontade de tê-lo! É, a capa é linda mesmo, o olho envernizado *o* Nem deu spoilers hein, parabéns, rsrs

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,
    Consegui vir responder so agora acredita enfim ta uma correria quero minha mãe...o dia da apresentação para banca do tcc ta chegando...huaha
    Ok falando serio sobre os marcadores eu fiz no Rio sim so que foi no RS..ahha não liga to meio lokona hj vai ver foram as 90 folhas que eu tive que revisar do trabalho ahah...infelizmente acho que nisso não vou te ajudar muito mas posso te dar umas dicas. Assim eu pedi para imprimir os meus em gramatura 230gr que dai eles ficaram meio durinhos sabe e para sair mais barato eu colei eles um do ladinho do outro em uma folha A4 e mandei imprimir ela depois recortei em casa saiu mais em conta. Bom espero ter ajudado e desculpa as brincadeiras. Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir
  15. PS: Apesar do livro não me chamar muita atenção adorei a foto..ahaha que inveja aqui ta um frio de congelar ate os pensamentos.ihih
    Bjks

    ResponderExcluir
  16. ah menina já vi criticas super positivas sobre olivro e morro de vontade de ler. A capa é linda e a história parece ser emocionante.
    a sua ft ficu linda

    ResponderExcluir
  17. Nanda!
    Que chique lendo na piscina.
    Desde o ano passado quero muito ler Apátrida!
    Gostei da resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  18. Olá, querida, tudo bem?

    Fiquei muito feliz com a resenha e com os seus comentários!

    Gratificada!

    Um grande abraço, Ana

    ResponderExcluir
  19. sua resenha é diferente, engraçada. Gostei. Bjos.sua resenha é diferente, engraçada. Gostei. Bjos.

    ResponderExcluir