12 de abril de 2012

Vamos falar de "blogar"?


Olá gente, tudo bem? :)
Hm, cansados de desculpas, certo? É, eu também estou cansada de ter que dar elas e nunca cumprir o que prometo de tentar postar com mais frequência como antes. É chato para os dois lados então resolvi falar um pouco sobre toda a responsabilidade que é ter um blog, ou melhor, toda a responsabilidade que é ter leitores. Ter um blog é fácil, qualquer um tem, copiar informação e colar num post, qualquer um faz, agora, a partir do momento em que temos pessoas lendo aquilo que escrevemos e que sabem que aquilo não é nosso, a coisa muda de figura.

Quando eu comecei o blog, minha vida era outra, eu tinha tempo mais do que de sobra -apesar do pré-vestibular- para vir e postar, por que uma parte do dia era livre ou a noite sempre começava mais cedo. Agora minha liberdade começa as 20:30 depois que saio do estágio, tenho que chegar em casa, arrumar minha vida, cuidar de mim e também ter um pouco de vida social! Hahaha ... É verdade... Acabo deixando o blog de lado, mas não acho injusto nem nada... Pois antes daqui, tenho uma vida, correto?

Mas mesmo assim me sinto culpada e chateada porque eu realmente amo o blog e queria estar sempre aqui postando cada vez mais coisas legais, vendo tudo isso crescer cada dia mais. E esse sentimento de culpa aumenta a cada vez que eu recebo um livro de parceria, um autor falando algo bacana e me convidando pra participar de uma promoção e um comentáriozinho que seja de alguém falando que gosta do blog. Puuuutz, chega a doer! Queria tanto superar as expectativas de todos, conseguir postar todas as resenhas rapidamente pra ajudar as editoras nas divulgações durante a época de lançamento, os autores, responder a todos os comentários decentemente. Queria ser mais pra vocês.

As vezes eu queria ler um livro sem me sentir na obrigação de resenhá-lo, as vezes eu queria demorar semanas lendo o mesmo livro, não ter a pressão que eu mesma coloco para ler... Mas aí, por que teria um blog? Afinal, eu ganho os livros e tenho isso para passar pra vocês toda a experiência da leitura, sem isso, não há porquê. Então, é a coisa mais complicada do mundo, eu quero ter e não quero ter... Difícil de entender? HM, até pra mim.                                                 Já pensei em deixar o blog ser só de resenhas, mas acho que seria monótono. Já pensei em largar tudo, mas... Não, eu não conseguiria. Já pensei em abandonar as parcerias e ler o que bem entender, mas que blog sobreviveria sem elas? Enfim. 
Cheguei a uma conclusão, ter um blog, ser um blogueiro, não é o mar de rosas que todos pensam que é, nem de longe! Pra ser um blogueiro tem que ter amor mesmo ao blog e ao assunto do qual se fala e o que eu posso fazer? Eu amo livros, eu amo ter o trabalho -que ultimamente não tenho feto bem- sendo reconhecido por pessoas que eu admiro (e quando falo isso, não falo de gente famosa nesse meio, falo das pessoas com as quais eu converso o tempo todo e que vem com um elogio), eu amo dar resultado de promoção e ter pessoas animadas ao saber que foram elas! Eu amo demais isso daqui! Eu amo demais blogar! Eu amo demais os livros!

E eu vou me esforçar, de verdade, para ser mais para o blog e para as pessoas que confiaram em mim. Vou me esforçar para ser boa. Mas não vou mais sentir culpa, pois blogueiros são humanos, vou ler meus livros mais rápido que gostaria e resenharei tudo de parceria que eu quiser... Os "meus" vou resenhar quando der na telha e se der na telha. Me rebelei! ASIUEAISUEIASUE'

Obrigada você que leu até aqui, e pode me cobrar se achar que eu não tô cumprindo ;) Todos vocês! rs Beijos

10 comentários:

  1. Oi Nanda, muito legal o que vc escreveu!!
    Acho que vc tem que ler o que vc quizer, não só o que vem de parcerias, tem que dividir tb! ^^

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda =D
    Entendo vc, há uns três anos atrás tinha um blog que vivia cheio, mas era sobre outras coisas não livros, ele fez mais sucesso do que eu esperava e não estava pronta pra isso. Me cansei de tudo e deletei o blog, me sentia na obrigação de fazer aquilo e não queria que fosse assim. E mesmo depois disso acredita que estou me aventurando num novo blog literário? coisa de maluca rsrsrs
    Olha sem querer fazer pressão estou te seguindo e virei sempre aqui te incomodar rsrsrs
    bjoss e bom final de semana ;D

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda

    Realmente, algumas vezes fica meio corrido termos uma vida, um blog, e estudarmos. Uma coisa que eu sempre faço é criar alguns posts no meu tempo livre e deixar tudo agendado. Outra coisa que pode ser uma solução para voce seria conseguir um colunista. Mas é claro, o blog ficaria chato se fosse só o colunista postando.

    http://mr-books.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda!

    Realmente, a nossa vida sempre acaba ficando mais corrida com o tempo e isso acaba afetando as coisas que a gente gosta, não é mesmo?
    Eu te entendo quando você diz que você quer estar aqui toda hora, que você ama seu blog. Isso também acontece comigo.
    Mas fica calma. As coisas se ajustam. A gente se ajusta as coisas. Confio em você nessa adaptação com tudo isso. :D
    Parabéns pelo post!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Nossa Nanda, você tirou as palavras da minha boca.
    Está acontecendo exatamente a mesma coisa comigo. Parece que não tenho mais tempo pra nada, nem ler consigo mais.
    Livros de parceria fazendo pilhas, faculdade apertando.. tudo complicado. Mas ao mesmo tempo era tudo o que eu sempre quis e NÃO tem como largar nem uma coisa nem outra. O jeito é ir fazendo do jeito que dá.
    Tem épocas mais complicadas, outras menos. Só nos resta rezar pra que logo alivie um pouco e possamos voltar ao ritmo *o*

    Beijocas,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ah, é totalmente compreensivo tudo o que você escreveu e completamente parecido com a vida de vários blogueiros.

    Sempre acontece de ficarmos sem tempo para o blog, ams ao mesmo tempo bate uma clpa por não atualizar, saber que tem gente esperando psotagens...

    Mas quem bloga, bloga porque ama e apesar dos pesares vai sempre dá um jeitinho rs'(:

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  7. Olá Nanda!
    Ai, menina, sabe que as vezes eu tbm me sinto assim e já ate pensei em deixar o blog. Mas eu adoro meu blog e hj eu faço o que poço, programo os posts e assim vai.

    Força!!

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi flor,
    Rsrsr...calma...tranquiliza...huahua...como eu sempre digo só quem tem um para saber como é..esses dias mesmo estava falando com uma outra amiga minha blogueira sobre a pressão de se ter um blog e sabe que meu excelentíssimo namorado me deu uma boa idéia...estou que nem você com as parcerias vivo lendo coisa deles e os livros que eu comprei e queria muito ler estão parados há mais de meses na minha estante então decidi que vou ler o que estou afim...um de parceria e um que estou afim e assim vou ir fazendo. As coisas são mais fáceis para quem tem mais tempo livre mesmo...quando se trabalha e estuda o tempo fica curto e ainda sobrar tempo para ler e resenhar e como você disse ter uma vida social é complicado. Mas assim não desiste faz no seu ritmo quem gostar de ti vai continuar te acompanhando. Eu deixo alguns posts programados sabe e assim vou indo...enfim faça por prazer porque quando começar a virar obrigação ai minha amiga..rsrs...a barca afunda....de obrigação já basta tudo que temos na vida ne???Enfim acredito que tu vai dar conta de tudo devagar e sempre...respira fundo e toca o barco.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda!

    Me identifiquei super com o que você disse, especialmente na parte do as vezes queria ler um livro sem a obrigação de resenha-lo e poder passar um tempão em uma leitura. Blogar é realmente uma tarefa dificil mas que quando feita por amor se torna apaixonante. Vou torcer pra tudo dar certo por aqui viu? Etendo um pouco da sua situação já que também estou numa rotina mais corrida esses dias!

    beijoo
    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  10. Relaxa Nanda! É normal, eu também passou por isso, para sde ter uma noção, estou no meu décimo terceiro livro nesse ano. Eu lia menos que isso, você consegue! Força amiga qualquer divide com a gente os livros para a resenha hehehehehehehe. Beijos no coração.

    paranoiadasideias.blogspot.com

    ResponderExcluir